A “Associação Portuguesa de Médicos Veterinários Especialistas em Animais de Companhia” (APMVEAC), associação técnico-científica sem fins lucrativos, promoveu em Viseu uma ação de formação, denominada “Wet Lab Cirurgia de Animais de Companhia”. O evento teve a colaboração da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viseu, através da cedência de instalações para o efeito.
Dirigida a médicos veterinários, participaram nesta ação 12 formandos, sendo que cinco alunos do 3º ano da licenciatura em Enfermagem Veterinária tiveram a oportunidade de a integrar, exercendo funções de ajudante de cirurgião.
A dinamização do evento esteve a cargo de três formadores com diferentes experiências em patologia cirúrgica e visou proporcionar “um dia intenso de práticas cirúrgicas em cadáveres de canídeos”.
Os participantes puderam, assim, executar técnicas cirúrgicas, que se dividiram em 3 blocos, concretamente:
Bloco 1: Esplenectomia rápida; gastropexia incisional; enxerto cutâneo baseado na artéria epigástrica superficial caudal;
Bloco 2: Amputação do membro posterior (terço proximal); hérnia perineal; excisão das glândulas salivares mandibular e sublingual;
Bloco 3: “Tieback” unilateral de laringe (paralisia laringea); Uretrostomia escrotal (cão); enxerto cutâneo baseado na artéria toracodorsal.