Foi aprovado o Projeto “IPV Inova e Inclui. IPV I2”, apresentado pelo Instituto Politécnico de Viseu (IPV) no âmbito do AVISO n.º POCH-I2-2022-01. Skills 4 Pós- COVID | Competências para o futuro no Ensino Superior.
A oportunidade de candidatura, que visava o Eixo prioritário 2 – reforço do ensino superior e da formação avançada, tinha como prioridade de investimento a melhoria da qualidade, da eficiência e do acesso ao ensino superior, com vista a aumentar os níveis de participação e de habilitações.
O projeto “Inova e Inclui. IPV I2” pretende implementar neste Instituto metodologias ativas de ensino e aprendizagem, capacitar os docentes e os estudantes para ultrapassarem as dificuldades geradas pela pandemia COVID-19, bem como promover e divulgar práticas de inclusão social e igualdade de género. Estas práticas são particularmente dirigidas a pessoas desfavorecidas e têm como objetivo específico aumentar o número de diplomados do ensino superior, melhorando a qualidade das ofertas formativas com reforço da sua orientação para as necessidades do mercado de trabalho, numa lógica de retorno ao “normal” pós-Covid.
A candidatura “IPV Inova e Inclui. IPV I2”, que envolveu as cinco unidades orgânicas, foi financiada com a quase totalidade da verba a que podia concorrer, verba essa que será distribuída pelas cinco escolas. Este é um projeto ímpar que envolve 120 docentes e colaboradores, divididos por 17 atividades de inovação pedagógica e de responsabilidade social, áreas priorizadas pelo IPV para esta candidatura.
O projeto pretende desenvolver novas metodologias de ensino e aprendizagem, garantir e melhorar as políticas de inclusão e aumentar a partilha de experiências e conhecimento com os países da LMRO Partnership Initiative, uma parceria que envolve o nosso país, a Áustria, a Hungria e a Eslovénia.
Esta candidatura está alinhada com os instrumentos de política nacional, nomeadamente com os programas Impulso Adultos e Impulso Jovens STEAM do Programa de Recuperação e Resiliência, programas que constituem uma oportunidade crucial para alavancar soluções inovadoras e perenes de cooperação interinstitucional, de modo a responder aos desafios que atualmente se impõem. Estes desafios estão relacionados com a melhor inserção no mercado de trabalho, aliada à igualdade de oportunidades e de género no acesso ao ensino, numa academia que se pretende cada vez mais inclusiva e capaz de promover uma sociedade mais justa.