A Escola Superior de Educação de Viseu (ESEV) comemora 40 anos de atividade. A 26 de março de 1983 iniciaram-se os primeiros cursos de formação de professores na antiga Escola do Magistério Primário, tendo sido a primeira escola do Ensino Superior Politécnico a entrar em funcionamento em Portugal. Ainda a funcionar neste edifício emblemático da cidade de Viseu, a ESEV continua a trabalhar na afirmação da sua vocação na formação científica, cultural, artística e técnica de profissionais qualificados, em estreita articulação com a investigação, com o desenvolvimento de projetos com a comunidade e com o fortalecimento de redes de parceria com entidades regionais, nacionais e internacionais.
Tendo como matriz fundadora a área da formação de professores, a ESEV foi adaptando a sua oferta formativa, alargando os seus cursos aos domínios das ciências sociais e humanas, das artes e do desporto. As 7 licenciaturas, 7 mestrados e 2 cursos técnicos superiores profissionais, contam com um corpo docente qualificado, 98,4% dos docentes do quadro possuem o grau de doutor e a maioria dos docentes que connosco colaboram a tempo parcial também possuem o mesmo grau ou o título de especialista. Contam, ainda, com um corpo não docente tecnicamente especializado e competente. Sentimo-nos preparados para abraçar os grandes desafios que se colocam às instituições de ensino superior e à ESEV em particular.
A história da ESEV faz-se do trabalho, das vivências e das marcas que todos, estudantes, docentes e não docentes foram desenvolvendo ao longo destes 40 anos.
Para marcar o aniversário foi lançado o desafio a todos os estudantes, docentes e não docentes da ESEV para a partilharem experiências e vivências, construindo uma história colaborativa no mural de memórias ESEV: 40 Anos ESEV · Home ·