Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the dica-divi-carousel domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/qaportal/wp-includes/functions.php on line 6131
Declaração de Acessibilidade – IPV

Declaração de Acessibilidade e Usabilidade

O Instituto Politécnico de Viseu compromete-se a disponibilizar o sítio Web Instituto Politécnico de Viseu, em conformidade com o Decreto-Lei n.º 83/2018, de 19 de outubro, que transpõe a Diretiva (UE) 2016/2102 do Parlamento Europeu e do Conselho, relativa à acessibilidade dos sítios Web e das aplicações móveis.

I. Estado de conformidade

O sítio Web Instituto Politécnico de Viseu do Instituto Politécnico de Viseu está plenamente conforme para com o Decreto-Lei n.º 83/2018 de 19 de outubro.

II. Elaboração da presente declaração de acessibilidade e usabilidade

Esta declaração foi atualizada a 2025-08-26.

De acordo com o artigo 9º do Decreto-Lei n.º 83/2018, as entidades devem adotar os procedimentos de monitorização a seguir apresentados. Os procedimentos A) e B) são obrigatórios. O procedimento C) é recomendado.

A. Avaliações automáticas levadas a efeito

  1. (2025-08-04). Relatório: Observatório Português da Acessibilidade Web - Estabelecimentos de Ensino Superior (EES)- IPV
    • Ferramenta utilizada: Access Monitor V2.1 da AMA
    • Amostra: 45 páginas.
    • Principais resultados (sumário): No total das 45 páginas foi obtido um score de 9.9 na escala do AccessMonitor (1-10) tendo-se obtido os seguintes níveis de conformidade, 100% das páginas passam a bateria de testes para o nível A, 100% passam os testes para o AA e 100% os testes para o AAA.

B. Avaliações manuais levadas a efeito:

  1. (2025-08-04). Relatório: Lista de verificação “10 aspetos críticos de acessibilidade funcional”
    • Amostra: 45 páginas.
    • Principais resultados (heurísticas satisfeitas/total heurísticas aplicadas): 20/25
  2. (2025-08-04). Relatório: Lista de verificação “Transação”
    • Amostra: 45 páginas.
    • Principais resultados (heurísticas satisfeitas/total heurísticas aplicadas): 11/11
  3. (2025-08-04). Relatório: Lista de verificação "Conteúdo"
    • Amostra: 45 páginas.
    • Principais resultados (heurísticas satisfeitas/total heurísticas aplicadas): 13/17

C. Testes de usabilidade com pessoas com deficiência:

O sítio Web ainda não foi alvo de testes com utilizadores com deficiência.

III. Contacto e solicitação de informação relativa ao sítio Web

Para contactar, enviar sugestões, efetuar reclamações ou solicitar informação adicional relativamente aos conteúdos e/ou funcionalidades presentes no sítio Web do Instituto Politécnico de Viseu, utilize, por favor, os seguintes meios:

Correio eletrónico
webmaster@sc.ipv.pt

IV. Outras evidências

O sítio Web Instituto Politécnico de Viseu do Instituto Politécnico de Viseu encontra-se certificado com o selo Prata de usabilidade e acessibilidade. A afixação do selo Prata significa que o sítio Web Instituto Politécnico de Viseu:

  • passa a lista de verificação “Conteúdos”
  • passa a bateria de testes de acessibilidade de uma ferramenta de validação automática comummente utilizada no mercado para a conformidade ‘AA’
  • passa a lista de verificação “Transação”
  • passa a lista de verificação “10 aspetos funcionais”

V. Denúncia de situações de discriminação

De acordo com o n.º 1 do artigo 13.º do Decreto-Lei n.º 83/2018, de 19 de outubro, sempre que uma pessoa com deficiência seja objeto de um tratamento menos favorável do que aquele que é, tenha sido ou venha a ser dado a outra pessoa em situação comparável, que consubstancie uma prática discriminatória contra pessoas com deficiência, prevista e punida nos termos do artigo 4.º da Lei n.º 46/2006, de 28 de agosto, pode, essa pessoa, apresentar queixa, de acordo com o disposto no Decreto-Lei n.º 34/2007, de 15 de fevereiro.

O Instituto Nacional para a Reabilitação (INR, I.P.), disponibiliza um formulário para denunciar situações de discriminação, encaminhando as queixas apresentadas às entidades competentes. Anualmente, o INR, I.P. elabora um relatório anual sobre a aplicação da lei que proíbe e pune a discriminação em razão da deficiência e da existência de risco agravado de saúde (Lei n.o 46/2006, de 28 de agosto).

A presente Declaração de Acessibilidade e Usabilidade foi criada com o auxílio do Gerador WAI-Tools PT v1.5, desenvolvido no âmbito do projeto WAI-Tools, de cujo consórcio a AMA é parte integrante. A Declaração foi concebida em conformidade com o Decreto-Lei n.º 83/2018, de 19 de outubro.

This site is registered on wpml.org as a development site. Switch to a production site key to remove this banner.