No decurso do 1º semestre do calendário escolar, decorreu uma iniciativa inédita na ESTGV, promovida no contexto da atividade letiva da unidade curricular “Língua e Cultura Portuguesa”, da Licenciatura em Turismo.
O desafio para a escrita coletiva de um conto de Natal foi lançado pelo Professor Henrique Almeida, docente da cadeira. Como metodologia, dinamizou-se uma corrente de escrita, de mão em mão, desconhecendo-se o epílogo. Passo a passo, construiu-se uma estrutura narrativa. Os objetivos de proporcionar uma aprendizagem inovadora no ensino superior concretizaram-se, entre outros, no estímulo da escrita criativa e no desenvolvimento de elos de ligação entre colegas da turma. Com esse propósito, o exercício prático proporcionou também a criação de personagens verosímeis, bem como a invenção de enredos e de lugares, com cenários ligados à região de Viseu-Dão Lafões.
No prefácio da publicação, intitulado “o prazer e o poder da escrita criativa”, o docente dirige uma mensagem aos alunos, com os votos de que esta tenha sido “uma experiência memorável sobre como pode sentir-se o prazer da leitura e da escrita”.
O livrinho, de 24 páginas, está disponível em todas as Bibliotecas das Escolas do IPV.