CLAIM PV Lamego
Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes
O Instituto Politécnico de Viseu (IPV) integra a Rede de Centros Locais de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM) do Alto Comissariado para as Migrações.
O Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes de Lamego, do Instituto Politécnico de Viseu (CLAIM IPV Lamego) encontra-se sediado na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego e oferece um serviço de Atendimento à Integração de Migrantes desde a sua criação a 16 de outubro de 2020.
Contactos
Paula Santos
(Professora)
Gonçalo Mota
(Professor)
Carla Bento
(Assistente técnica)
Notícias
Feira do Mundo IPV
No passado dia 22 de maio, numa organização conjunta do Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes do Instituto...
Jantar de Natal 2023 – Estudantes de mobilidade internacional e Erasmus
Numa noite repleta de diversidade e partilha, realizou-se um Jantar de Natal com as/os estudantes de mobilidade...
Jantar de Natal para estudantes internacionais, de mobilidade internacional e Erasmus
No passado dia 15 de dezembro de 2022, decorreu a iniciativa "Jantar de Natal para estudantes internacionais, de...
Dia dos Defensores da Ucrânia (День захисників і захисниць України)
O que é a rede CLAIM
Criada em 2003, a Rede de Centros Locais de Apoio à Integração de Migrantes integra vários gabinetes distribuídos de norte a sul do país e ilhas, onde é prestado atendimento personalizado, realizado por técnicos(as) habilitados para o efeito.
Em 2016, foi aprovada a Portaria n.º 203/2016, que cria a Rede Nacional de Apoio à Integração de Migrantes (RNAIM), da competência do Alto Comissariado para as Migrações, I.P.(ACM, I.P.), que inclui os Centros Locais de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM) e os Centros Nacionais de Apoio à Integração de Migrantes (CNAIM).
A determinação das competências, regras de funcionamento e organização interna das estruturas da RNAIM é definida por regulamento interno do ACM, I.P..
Qual a Sua Missão
Como espaços de informação descentralizada, os CLAIM encontram-se ligados aos Centros Nacionais de Apoio à Integração de Migrantes (CNAIM). A estrutura CLAIM tem como missão proporcionar aos(às) cidadãos(ãs) migrantes respostas locais articuladas ao nível das necessidades de acolhimento e integração e ajudar a resolver os seus problemas com eficácia e humanidade, contribuindo para uma imagem de um Estado de Direito com rosto humano que, cumprindo a Lei, quer acolher bem.
Como Funcionam?
Com o objetivo de promover uma integração de proximidade, os CLAIM resultam de parcerias estabelecidas entre o Alto Comissariado para as Migrações, I.P.(ACM, I.P.), e autarquias ou entidades da sociedade civil que, em cooperação, promovem um atendimento integrado.
Em algumas regiões, esse atendimento é prestado em regime de itinerância, fazendo chegar o serviço junto de cidadãos(ãs) migrantes que de outro modo não têm acesso a ele, seja por falta de mobilidade ou ausência de outros recursos.
O que são os Centros Locais de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM)?
São gabinetes ou espaços de acolhimento, informação e apoio descentralizado, que visam ajudar a responder às necessidades dos migrantes em diferentes áreas:
- Regularização da situação migratória;
- Nacionalidade;
- Reagrupamento Familiar;
- Habitação;
- Trabalho;
- Segurança Social;
- Retorno Voluntário;
- Saúde;
- Educação;
- Formação Profissional;
- Empreendedorismo;
- Apoio ao Associativismo;
- Outras.
Recursos públicos de Apoio a Migrantes
Reuniões, Cursos e Formação
Formação Reciclagem Lei de estrangeiros e lei da nacionalidade
- Ação promovida pelo Alto Comissariado para as Migrações. Participação de uma docente ESSV|IPV, no âmbito da formação da Rede CLAIM.
Duração 12 horas. 13 a 15 janeiro 2021.
- Colaboradora e uma docente fizeram a formação Reciclagem Lei de Estrangeiros e lei da Nacionalidade.
Data: dias 25, 26, 27 de novembro de 2020
Formação Inicial Teórica para Técnicos/as da Rede CLAIM
- Curso intensivo da responsabilidade e ministrada pelo Alto Comissariado das Migrações. Participação de quatro colaboradores e docentes do IPV. Objetivos: capacitar docentes e colaboradores para integrarem a bolsa interna de agentes de sensibilização, potenciais agentes de atendimento e de ajuda no Centro Local de Atendimento à Integração de Migrantes no Território Nacional e Insular (CLAIM), sediado nos Serviços Centrais. Os conteúdos do curso versaram: Lei de Estrangeiros; Registo Nacional de Menores; Acesso de Cidadãos Estrangeiros ao Serviço Nacional da Saúde; Enquadramento Institucional dos Serviços ACM; I.P e apresentação da Plataforma Local para Integração de Migrantes (PLIM), Registo de Atendimentos; Lei da Nacionalidade e Interculturalidade.
Duração: 35 horas. 25 de novembro a 17 de dezembro 2021.
- Em novembro, dois elementos participaram na Formação de atualização Teórica para Técnicos/as da Rede CLAIM organizada pelo GAPLIM de modo virtual.
2020
-
- Curso intensivo da responsabilidade e ministrado pelo Alto Comissariado para as Migrações. Participação de uma colaboradora e uma docente do IPV. 25 a 27 de novembro de 2020.
2019
-
- Curso intensivo da responsabilidade e ministrado pelo Alto Comissariado para as Migrações. Participação de uma colaboradora quatro docentes do IPV. 23 a 25 de outubro de 2019.
Relatório de Atividades
2022
No ano de 2022, o CLAIM IPViseu efetuou um total de 1190 atendimentos, sendo de registar que os dois meses de maior incidência foram os de março (262) e abril (322), situação justificada pelo afluxo de refugiados ucranianos a Viseu. Com efeito, a maioria dos migrantes atendidos eram naturais da Ucrânia (993), correspondendo a 83% dos atendimentos registados, seguidos de 39 nacionais da Guiné-Bissau (3,28%), dos migrantes com origem na Argélia, Brasil e Iraque, com 21 migrantes de cada (1,76%), de 16 migrantes nacionais (1,34%), 15 migrantes de nacionalidade angolana (1,26%), 13 migrantes de Moçambique (1,09%), apenas para referir as nacionalidades mais presentes.
Dos 1190 migrantes que recorreram ao CLAIM Politécnico de Viseu, 30% eram do género masculino e 70% do género feminino. Considerando as faixas etárias dos migrantes atendidos, verificou-se que a maioria tinha idades compreendidas na classe etária dos 26 aos 35 anos (22%), seguindo-se os atendimentos feitos a migrantes com menos de 18 anos (21%), e os que tinham idades compreendidas entre os 36 e os 45 anos (20%). Os migrantes com menos registos de atendimentos no CLAIM tinham idades superiores a 55 anos. Os migrantes atendidos no CLAIM eram maioritariamente residentes no distrito de Viseu (95,21%), conforme expectável, mas procedeu-se, também, ao atendimento de cidadãos residentes no distrito da Guarda (3,61%), de Lisboa (0,50%), Faro (0,25%), Évora (0,25%), e Porto (0,17%).
2021

No ano de 2021 foram efetuados 175 atendimentos no CLAIM PV, 53% do género masculino e 47% do género masculino, oriundos do Brasil, Angola, Guiné-Bissau, Cabo Verde, Alemanha, Nigéria, Portugal, São Tomé e Príncipe, Venezuela, Camarões, Cuba, Polónia e Serra Leoa.
Elevada percentagem dos atendidos, 57%, pertenciam à faixa etária dos 18 aos 25 anos, 25% à de 26 aos 35, 13% à de 36 aos 45 anos, 5% à de 46-55 anos e 1% era menor de 18 anos.
A grande maioria dos atendidos, 81%, eram migrantes residentes em Viseu, 4% em Lisboa, 3% em Lamego e Setúbal, respetivamente e percentagens inferiores a 2% distribuíram-se por diversos Concelhos da região Centro.
Relativamente às habilitações literárias, a maioria, 78%, possuíam o ensino secundário, 14% a Licenciatura e percentagens inferiores a 2% distribuíam-se pelos restantes graus de escolaridade.
A grande maioria dos atendimentos, 93%, foram presenciais, 7% por e-mail e apenas 1% por telefone.
A maioria dos atendidos procurou resposta para questões relacionadas com atendimento social, a educação e a permanência em território nacional.
2020

No ano de 2020 foram efetuados 186 atendimentos no CLAIM PV, 53% do género masculino e 47% do género masculino, oriundos do Brasil, Angola, Guiné-Bissau, Portugal, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Timor-Leste, Montenegro, Ucrânia, Venezuela, Alemanha, Marrocos e Bielorússia.
Elevada percentagem dos atendidos, 46%, pertenciam à faixa etária dos 18 aos 25 anos, 23% à de 26 aos 35, 16% à de 36 aos 45 anos, 9% à de 46-55 anos, 2% à de 56-65, maiores de 65 e menores de 18 anos, respetivamente.
A grande maioria dos atendidos, 88%, eram migrantes residentes em Viseu, 6% em Lamego, 2% em Oliveira de Frades e 1% em Braga, Santa Comba Dão, Aguiar da Beira e Sernancelhe, respetivamente.
Relativamente às habilitações literárias, a maioria, 60%, possuíam o ensino secundário, 32% a Licenciatura, 3% o 2º ciclo e o 3º ciclo, respetivamente, 2% possuíam o 1º ciclo e 1% não possuía escolaridade.
A grande maioria dos atendimentos, 79%, foram presenciais, 11% por e-mail e 10% por telefone.
A maioria dos atendidos procurou resposta para questões relacionadas com a permanência em território nacional, educação, atendimento social e saúde.
2019
No ano de 2019 (desde a abertura a 09 de agosto de 2019 a 31 dezembro de 2019) foram efetuados 36 atendimentos no CLAIM PV, 50% de cada género, oriundos de Angola, Brasil, Guiné-Bissau, Marrocos, Timor-Leste e Ucrânia.
Elevada percentagem dos atendidos, 47%, pertenciam à faixa etária dos 18 aos 25 anos, 31% à de 26 aos 35, 14% à de 36 aos 45 anos, 6% à de 46-55 anos e 3% aos mais de 65 anos.
A maioria dos atendidos, 92%, eram migrantes residentes em Viseu, 3% em São Pedro do Sul e 6% em Santa Comba Dão.
Relativamente às habilitações literárias, 42% possuíam o ensino secundário, 33% a Licenciatura, 8% o 3º ciclo, também 8% o Mestrado, 6% o 2º ciclo e 3% não possuíam a quarta classe.
A grande maioria dos atendimentos, 86%, foram presenciais, 8% por telefone e 6% por e-mail.
A maioria dos atendidos procurou resposta para questões relacionadas com a permanência em território nacional e o acesso/inscrição no Serviço Nacional de Saúde.