Acesso ao Ensino Superior
Licenciaturas
Concurso Nacional
A candidatura ao Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior é feita no site da Direção-Geral do Ensino Superior. O concurso realiza-se anualmente, em três fases de candidatura.
A direção de todo o processo relacionado com a avaliação da capacidade para a frequência, bem como com a fixação dos critérios de seleção e seriação dos candidatos à matrícula e inscrição no ensino superior, compete à Comissão Nacional de Acesso ao Ensino Superior.
Concursos Especiais
Os concursos especiais destinam-se aos estudantes que reúnam condições habilitacionais específicas, identificadas a seguir.
Mudança de par instituição/curso e Reingresso
A mudança de par instituição/curso é o ato pelo qual um estudante se matricula e/ou inscreve em par instituição/curso diferente daquele(s) em que, em anos letivos anteriores, realizou uma inscrição, podendo ter lugar com ou sem interrupção de matrícula e inscrição numa instituição de ensino superior.
O reingresso é o ato pelo qual um estudante, após interrupção dos estudos num par instituição/curso de ensino superior, se matricula na mesma instituição e se inscreve no mesmo curso ou em curso que lhe tenha sucedido.
No âmbito destes regimes, são definidas em cada uma das escolas superiores do Politécnico de Viseu, as condições habilitacionais a satisfazer e os critérios de seriação e desempate para cada um dos seus pares instituição/curso. Os prazos em que devem ser praticados os atos e as limitações quantitativas no regime de mudança de par instituição/curso, em cada ano letivo, são também fixados pelo Presidente do Politécnico de Viseu e publicados no sítio da instituição na Internet.