Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the dica-divi-carousel domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/qaportal/wp-includes/functions.php on line 6131
ESTGL e Agrupamento de Escolas Latino Coelho – Engenheiras por um Dia – IPV

Estudantes da licenciatura em Engenharia Informática e Telecomunicações dinamizaram, durante 3 dias (20,21 e 22 de março) Workshops sobre como construir um Rádio Cristal. Estes workshops foram direcionados às turmas do 9.º ano do Agrupamento de Escolas Latino Coelho e coordenados pelo Diretor de Departamento de Informática, Comunicações e Ciências Fundamentais, Professor Ricardo Gama e com a colaboração de outros docentes do Departamento.
O Programa Engenheiras Por Um Dia promove, junto das estudantes de ensino não superior, a opção pelas engenharias e pelas tecnologias, desconstruindo a ideia de que estas são domínios masculinos.
Uma iniciativa do Governo, este Programa é coordenado pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG) e pelo INCoDe.2030, em articulação com a Associação Portuguesa para a Diversidade e Inclusão (APPDI), o Instituto Superior Técnico e a Ordem dos Engenheiros e envolve uma rede de 101 entidades parceiras (15 das quais municípios), 62 escolas básicas e secundárias e 23 instituições de ensino superior.
De forma a robustecer o Programa e a sua rede de parceiras, foi criada, dezembro de 2021, a Aliança para a Igualdade nas TIC, com foco na formação, capacitação, contratação e retenção de mais raparigas e mais mulheres para a área das tecnologias e engenharias.
Na União Europeia, o Eurostat indica que mais de oito em cada dez empregos nas TIC são preenchidos por homens.
E embora as raparigas e mulheres sejam metade das pessoas no ensino secundário ou superior, representam apenas 12,8% entre estudantes das TIC e 22,8% entre estudantes de engenharias. Em Portugal, a proporção de mulheres diplomadas nestas áreas caiu de 26,2% em 1999 para 20,6% em 2017.
Um estudo da Microsoft, feito em 12 países europeus, mostrou que é entre os 14 e os 16 anos que se dá o afastamento das raparigas.

This site is registered on wpml.org as a development site. Switch to a production site key to remove this banner.