Mobilidade

Sobre

Com o intuito de contribuir para o seu enriquecimento académico, cultural e pessoal, o Instituto Politécnico de Viseu proporciona aos seus estudantes, docentes e não docentes a oportunidade de se candidatarem à realização de uma experiência internacional de estudo ou profissional.

A nível nacional existe um programa de mobilidade específico para estudantes de escolas de ensino superior politécnico público, sediadas em território nacional: o Programa Vasco da Gama. Para mais informações clique aqui.

O Instituto Politécnico de Viseu faz ainda parte da Universidade Europeia de Educação Personalizada (EUNICE). Se é estudante ou membro do pessoal docente e não docente, não hesite em aproveitar a oportunidade que a Universidade Europeia lhe oferece em cada uma das universidades parceiras da aliança!

Instituições Parceiras

O Instituto Politécnico de Viseu desenvolve, no seio de parcerias internacionais, projetos de cooperação que, de forma mais ou menos direta, promovem a participação dos estudantes em diversas atividades internacionais: o envio e o acolhimento de professores em missão de ensino, a organização de cursos de curta duração, a investigação conjunta, os programas de desenvolvimento curricular, de entre outros.

Pode conhecer a lista de Instituições parceiras no portal MOBILIDADEnet | IPV

Candidaturas

Estudantes

MISSÃO DE EXPERIÊNCIA

Com o intuito de contribuir para o seu enriquecimento académico, cultural e pessoal, o Instituto Politécnico de Viseu proporciona a todos os seus estudantes a oportunidade de se candidatarem à realização de uma experiência internacional de mobilidade, para a realização de:

  • períodos de estudo, de três a 12 meses, em instituições de ensino superior europeias, com as quais existam protocolos de cooperação;
  • estágio, de dois a 12 meses, numa instituição de ensino superior europeia ou numa empresa/organização do espaço europeu;
  • período combinado de estudos e estágio, de três a 12 meses, a realizar durante o mesmo ano letivo.

Estas experiências são financeiramente apoiadas (atribuição de bolsas de viagem e subsistência) no âmbito do Programa Erasmus+.

Guia do Candidato 2024/2025

| Guia |

Lista de instituições parceiras

Critérios de seriação

Declaração do Candidato

Tabela de Bolsas Erasmus+

Candidatura

Docentes

MISSÃO DE ENSINO

Missões de Ensino em instituições de ensino superior europeias com as quais existam protocolos de cooperação, com a duração mínima de 2 dias e 8 horas de ensino. Têm como objetivo permitir aos estudantes que não podem participar num esquema de mobilidade beneficiar do conhecimento e competência de docentes provenientes de instituições de ensino superior de outros países europeus. Promovem, ainda, o intercâmbio de saberes e experiências ao nível de métodos pedagógicos e encorajam os docentes do ensino superior a alargar e enriquecer a dimensão e conteúdos dos cursos oferecidos.

FORMAÇÃO

Formação em instituições de ensino superior europeias com as quais existam protocolos de cooperação, com a duração mínima de 2 dias de trabalho. Contempla, ainda, a participação em seminários, conferências, workshops e cursos, incluindo a formação linguística, desde que não represente a maioria dos dias de formação. Tem como objetivo proporcionar aos beneficiários uma aprendizagem baseada no intercâmbio de conhecimentos, a partir das experiências e boas práticas da instituição/empresa de acolhimento, assim como a aquisição de competências práticas relevantes para o desenvolvimento profissional.

BOLSAS

Estas experiências são financeiramente apoiadas (atribuição de bolsas de viagem e subsistência) no âmbito do Programa Erasmus+.

Abaixo pode ser consultado o guia do candidato, bem como a lista de instituições parceiras (com as áreas em que a mobilidade se pode efetuar) para cada uma das escolas.

Guia do Candidato 2023/2024

Lista de instituições parceiras

Mobilidade no Espaço Europeu

ESAV | ESEV | ESSV | ESTGL | ESTGV |

Critérios de seriação dos candidatos

Candidatura

Não Docentes

MISSÃO DE TRABALHO

Períodos de Formação profissional de carácter prático, em instituições de ensino superior europeias com as quais existam protocolos de cooperação. Têm a duração de uma semana, sendo que o período mínimo são dois dias de trabalho. É também elegível a participação em seminários, conferências, workshops e cursos, incluindo a formação linguística, desde que não represente a maioria dos dias de formação. Têm como objetivo proporcionar aos beneficiários uma aprendizagem baseada no intercâmbio de conhecimento, a partir das experiências e boas práticas da instituição, assim como a aquisição de competências práticas relevantes para a atual ocupação e para o desenvolvimento profissional.

Estas experiências são financeiramente apoiadas (atribuição de bolsas de viagem e subsistência) no âmbito do Programa Erasmus+.

Guia do Candidato 2023/2024

Lista de instituições parceiras

Mobilidade no Espaço Europeu

ESAV | ESEV | ESSV | ESTGL | ESTGV |

Critérios de seriação

Candidatura

Blended Intensive Programme

Modalidade de Curta Duração

Um Blended Intensive Programme (BIP), ou Programa Intensivo Misto, é uma modalidade de curta duração do Programa Erasmus+, que envolve a organização de programas e atividades curriculares, que integram uma componente de mobilidade física e uma componente virtual, com o intuito de promover aprendizagens significativas, interculturais e inovadoras.

Temática

A definir pelos organizadores. Os formadores podem ser de várias instituições envolvidas, ou não, na organização.

Organizações Participantes

Mínimo de 3 Instituições de Ensino Superior (IES), de países distintos, titulares da Carta Erasmus para o Ensino Superior (ECHE).

Participantes

Um BIP pode ser destinado a estudantes de licenciatura ou mestrado, docentes ou pessoal técnico e administrativo. Para cada BIP é esperado um mínimo de 15 participantes.

Duração

Mobilidade física: entre 5 e 30 dias (sem contar com os dias de viagem)
Mobilidade online: Pode ser antes ou depois da mobilidade física e sem limites estabelecidos para a sua duração.
A atividade presencial ocorre na instituição de Ensino Superior coordenadora do BIP ou em qualquer outro local no país da mesma.
A mobilidade combinada virtual e física deve atribuir, no mínimo, 3 ECTS aos estudantes.

Apoio Financeiro

O apoio individual para a mobilidade física deve ser fornecido pela organização de envio dos participantes através da aplicação de uma bolsa de mobilidade de curta duração ERASMUS+ SMS, em conformidade com as disposições da agência nacional ERASMUS+ do país em questão.

BIPS INCOMING

 

BIPS INCOMING
Cartaz Informações

 

ETHICS IN THE FOOD ECOSYSTEM

Nível de Estudos: Licenciatura ou Mestrado

Data limite de Candidatura: 11 de março de 2024

Datas da Componente Virtual: de 15 a 19 de abril de 2024

Datas da Componente Física: de 22 a 26 de abril de 2024

Creditação: 4 ECTS

Study Guide

 

 

AGROECOLOGY AND SUSTAINABLE FOOD SYSTEMS

 

Nível de Estudos: Licenciatura ou Mestrado

Data limite de Candidatura: 03 de abril de 2024

Datas da Componente Virtual: de 20 de maio a 14 de junho (antes) e de 24 a 28 de junho 2024 (depois)

Datas da Componente Física: de 16 a 22 de junho 2024

Creditação: 3 ECTS

 

BIPS OUTGOING

 

BIPS OUTGOING
Cartaz Informações

 

GLOBAL STUDIES

Nível de Estudos: Licenciatura ou Mestrado

Datas da Componente Virtual:
Apresentação: de 1 de junho de 2024 até ao final do curso (materiais de leitura disponíveis no Moodle);
5 de junho de 2024 no período da tarde (atividade síncrona online);
De 12 a 15 de julho de 2024: atividade final na Plataforma Moodle da EUNICE.

Datas da Componente Física: De 1 a 12 de junho 2024 (de 2ª a 6ª feira).
Horário: 10h00 – 13h00 (CET).

Creditação: 3 ECTS.

Edital

Resultados:
Despacho | Seriação

 

INTEGRATED ENERGY SYSTEMS

Perfil de admissão:
Estudante de mestrado na area de engenharia eletrónica e engenharia mecânica;
Estudante de licenciatura a frequentar o ultimo ano, em area relacionada com a temática do curso:

  1. Materiais e Reciclagem para Energia;
  2. Infraestrutura Energética Avançada;
  3. Eletrónica e Conversão de Energia;
  4. Smart Grid e Análise de Dados.

Datas da Componente Virtual: de 06 a 30 de maio de 2024.

Datas da Componente Física: de 24 a 28 de junho de 2024.
Horário: 09h30 – 14h00 (GMT +1)

Local: Santander, Espanha

Creditação: 3 ECTS.

Edital

Resultados:
Despacho | Seriação

 

Manifestações de interesse – organização de BIP

Os docentes interessados em organizar um BIP devem manifestar este interesse junto dos Serviços de Relações Externas (SRE) até 15 de abril (para realização no 1º semestre no ano académico seguinte) e até 15 de setembro (para realização no 2º semestre no ano académico seguinte), enviando um email para internationaloffice@sc.ipv.pt, com o assunto: “Manifestação de interesse – organização de BIP”.

Após submissão, as propostas (Formulário de Proposta) serão apreciadas internamente por um júri definido pela presidência do IPV com base nos seguintes critérios:

  1. Exequibilidade da proposta;
  2. Transversalidade da temática;
  3. Alinhamento com o plano estratégico do IPV;
  4. Envolvimento de parceiros pertencentes à Universidade Europeia EUNICE;
  5. Envolvimento de parceiros pertencentes a outros consórcios que o IPV integra.

Serão selecionadas no limite 2 propostas para cada período, mediante disponibilidade financeira.

Após seleção, comunicada via email até dia 30 de abril ou 30 de setembro, respetivamente, os coordenadores/ docentes responsáveis pelo BIP concebem detalhadamente o Study Guide com o apoio dos Serviços de Relações Externas, para submissão aos órgãos de gestão e posterior divulgação junto das instituições de ensino superior parceiras.

Coordenadores Académicos

Em cada escola do Instituto Politécnico de Viseu, existe um coordenador académico para a cooperação internacional, que funciona como ligação entre o Serviço de Relações Externas, responsável a nível central pela gestão administrativa global dos projetos desenvolvidos, e os membros da comunidade.

Agrária | Carla Santos | +351 232 446 600 |
casarede@esav.ipv.pt

Educação | Véronique Delplancq | +351 232 419 000 |
vero@esev.ipv.pt

Saúde | Cláudia Chaves | +351 232 419 100 |
cchaves@essv.ipv.pt

Tecnologia e Gestão de Lamego | Didiana Fachada Fernandes | +351 254 615 477 |
dfernandes@estgl.ipv.pt

Tecnologia e Gestão de Viseu | Isabel Duarte | +351 232 480 500 |
isabelduarte@estgv.ipv.pt

Apoios

As experiências de mobilidade são financeiramente apoiadas, com atribuição de bolsas de viagem e subsistência, no âmbito dos diversos programas comunitários implementados pelo Instituto Politécnico de Viseu, sobretudo Erasmus+ (mobilidade curricular e estágios). Ao longo de todo o processo, os participantes dispõem do apoio organizativo dos Serviços de Relações Externas (em termos administrativos e financeiros) e dos diversos coordenadores académicos existentes nas Escolas Integradas do Instituto Politécnico de Viseu (em termos científicos e pedagógicos).

Serviços de Relações Externas

Os Serviços de Relações Externas são serviços de coordenação central e de apoio à estratégia de internacionalização do Instituto Politécnico de Viseu.

A sua função consiste essencialmente na gestão administrativa da cooperação internacional, em estreita colaboração com as unidades orgânicas do IPV, estas últimas responsáveis pelas dimensões científica e pedagógica dos projetos desenvolvidos.

A atividade dos Serviços de Relações Externas inclui a gestão e disseminação de informação relevante, a implementação de estratégias de estímulo das unidades orgânicas e a coordenação administrativa de projetos nos domínios da educação e formação, de modo a contribuir para a construção de um perfil institucional aberto ao espaço internacional, devidamente adaptado ao contexto da globalização. Entre outras, as atividades coordenadas administrativamente por estes serviços incluem a mobilidade de estudantes, docentes e não docentes, o desenvolvimento curricular conjunto, programas intensivos, cursos conjuntos e conferências internacionais.

Documentação Oficial

Contactos

Serviços de Relações Externas
Av. José Maria Vale de Andrade
Campus Politécnico
3504-510 Viseu – Portugal

E-mail: internationaloffice@sc.ipv.pt
Telefone: 232 480 739 / 773
Fax: 232 480 750

Pin It on Pinterest

This site is registered on wpml.org as a development site. Switch to a production site key to remove this banner.