Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the dica-divi-carousel domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/qaportal/wp-includes/functions.php on line 6131
IPV: Aprovada proposta de criação do primeiro doutoramento – IPV

Foi aprovada a proposta de criação do Doutoramento em Sustentabilidade Agro-Alimentar e Ambiental, com indicação de aprovação sem condições por parte da Comissão de Avaliação Externa (CAE) da A3ES – Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior.

O Doutoramento em Sustentabilidade Agro-Alimentar e Ambiental é uma parceria do Politécnico de Coimbra com o Instituto Politécnico de Castelo Branco e o Instituto Politécnico de Viseu, em cooperação com o Instituto Politécnico de Santarém. Visa formar massa crítica e profissionais de elevado nível com competências para apoiar o desenvolvimento de áreas rurais em regiões vulneráveis face às alterações climáticas e socioeconómicas, como a Região Centro de Portugal. O curso será ministrado nas Escolas Superiores Agrárias de Coimbra, Castelo Branco e Viseu, e na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, contando com a cooperação da Escola Superior Agrária de Santarém.

Segundo José Santos Costa, presidente do Instituto Politécnico de Viseu, trata-se de uma “grande conquista, que vem comprovar que os Institutos Politécnicos têm competências para ministrarem doutoramentos”. Para o presidente do IPV “temos agora o primeiro doutoramento, mas estamos a pensar em mais. O nosso desejo é que todas as nossas unidades de investigação venham a ser avaliadas com muito bom. Já temos duas nessa situação, o que permite pensar já num segundo doutoramento, mas temos mais duas em que o caminho tem de ser para muito bom, de forma a nos podermos candidatar a novos doutoramentos.

O doutoramento visa “formar massa crítica e profissionais de elevado nível com competências para apoiar o desenvolvimento de áreas rurais em regiões vulneráveis face às alterações climáticas e socioeconómicas, como a Região Centro”, salientou José Santos Costa. “Estes doutoramentos têm que ter sempre a preocupação de ligar o mundo científico ao mundo das empresas”, reforçou o presidente do IPV.

Raquel Guiné, responsável no IPV pela preparação do processo e elaboração da candidatura à A3ES, enquanto coordenadora da Unidade de Gestão do CERNAS no IPV, realça “A qualidade do ensino nas instituições de ensino politécnico, e no IPV em particular, é desde há muito reconhecida ao nível de vários tipos de formação acreditada pela A3ES (nomeadamente licenciaturas e mestrados). Também a qualidade da investigação realizada pelos docentes do Ensino Politécnico, as suas equipas e meios disponíveis são reconhecidos pela avaliação feita por painel internacional dos seus centros de investigação, e em particular no caso do CERNAS – Centro de Estudos em Recursos Naturais, Ambiente e Sociedade, que foi avaliado pela FCT com a classificação de muito bom na última avaliação.

Face a esta realidade, e atendendo a que a legislação já o permitia, foi preparado um doutoramento em associação entre instituições de Ensino Politécnico da região Centro, que têm em comum o CERNAS, o qual foi planeado numa área da maior relevância para a sociedade e para a academia. O plano doutoral em Sustentabilidade Agro-Alimentar e Ambiental visa formar profissionais com uma visão integradora sobre as cadeias agroalimentares com o foco na sustentabilidade ao longo de toda a linha.

Para Hélder Viana, presidente da Escola Superior Agrária de Viseu, “O Ensino Superior Politécnico teve, nos últimos anos, uma grande evolução, qualificando o seu corpo docente, criando centros de investigação de eleição e estabelecendo redes de cooperação com as mais prestigiadas Unidades de Ensino e Investigação, Nacionais e Internacionais. 

O Doutoramento em Sustentabilidade Agro-Alimentar e Ambiental, aprovado, em parceria com o Politécnico de Coimbra, Politécnico de Castelo Branco, Politécnico de Santarém e Politécnico de Viseu permitirá uma oferta formativa de grau superior diferenciada, e assente numa matriz de investigação prática, junto do tecido empresarial.

O Politécnico de Viseu e, em particular, a Escola Superior Agrária de Viseu, veem reconhecido o seu trabalho de excelência, mas responsabilizam, também, a Instituição para continuar o seu papel de alavanca ímpar e fundamental para o crescimento da região. “

O presidente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, António Gouveia, salientou: “O Instituto Politécnico de Viseu e as suas Unidades Orgânicas têm, desde o início da sua criação, formado quadros superiores que contribuem para o desenvolvimento do território e do tecido empresarial. A acreditação deste primeiro ciclo de estudos conducente ao grau de doutor em Sustentabilidade Agroalimentar e Ambiental, em colaboração com Instituições de ensino superior da Região Centro, vem fortalecer a oferta formativa e a investigação realizada no IPV, colocando a Instituição na linha da frente da oferta de doutoramentos no ensino Politécnico.”

O relatório de avaliação da CAE aponta como pontos fortes desta proposta de curso de doutoramento a “designação atrativa que identifica uma temática atual e relevante nas suas dimensões científica e social, constituindo-se como oferta inovadora no sistema de ensino superior português”, “o plano de estudos, o elenco de unidades curriculares e os seus conteúdos” e “a capacidade científica, a experiência e os meios para o desenvolvimento de atividades de investigação”, nomeadamente “a qualidade do corpo docente” nas áreas de conhecimento do novo ciclo de estudos.

This site is registered on wpml.org as a development site. Switch to a production site key to remove this banner.