Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the dica-divi-carousel domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/qaportal/wp-includes/functions.php on line 6131
IPV E TECIDO EMPRESARIAL ABRAÇAM ESTRATÉGIAS COMUNS PARA A REGIÃO – IPV

“Sinergias de inovação tecnológica. Redes de networking e think tank” foi o tema da iniciativa que decorreu na 2ª feira, 4 de abril, na Escola Superior de Educação de Viseu (ESEV), no âmbito do projeto InovC+, Ecossistema de Inovação Inteligente.

Trata-se de um projeto que visa consolidar um Ecossistema de Inovação Inteligente, aberto e inclusivo, incorporando uma oferta completa de recursos, infraestruturas e dinâmicas, com apostas transversais e sectorialmente orientadas, contribuindo, assim, para a sustentabilidade e competitividade da Região Centro.

A sessão teve como objetivo promover a reflexão e discussão sobre as tendências de I&DT, procurando definir orientações estratégicas de interesse comum entre o tecido empresarial da região e o Instituto Politécnico de Viseu (IPV).

IPV deve afirmar-se como grande “catalisador da inovação”

O evento contou com as presenças do Presidente do IPV, Prof. José Santos Costa, da Presidente da ESEV, Profª Cristina Gomes, e das Pró-presidentes para a Investigação e Inovação, Profª Paula Correia, e para a Ligação à Comunidade e Transferência de Conhecimento, Profª Cristina Barroco, respetivamente. Também presentes estiveram coordenadores ou representantes dos quatro Centros de Investigação ligados ao IPV, concretamente, os professores Carlos Albuquerque, José Abrantes, Luís Sousa e Raquel Guiné, bem como o Presidente da AIRV, João Cotta, o Secretário-Executivo da CIM Viseu Dão Lafões, Nuno Martinho e, ainda, o Presidente do Star Institute, Elísio Oliveira, a Presidente da ADIV, Profª Luísa Augusto, entre outros docentes do IPV com ligação ao projeto InovC+.

Como orientações estratégicas que interessam simultaneamente ao tecido empresarial da região e ao Instituto Politécnico de Viseu apontou-se “a necessidade do IPV se afirmar como o grande agente catalisador da inovação” no território da sua área de influência, tendo sido este um traço comum às várias intervenções.

Ainda em análise e discussão esteve “o desajuste entre os tempos da investigação e as necessidades reais das empresas”, sendo consensual que projetos como o InovC+ podem, e devem, desempenhar um “papel crucial na criação de dinâmicas de colaboração focadas na investigação aplicada”, fortemente direcionada para a resolução dos desafios do tecido empresarial da região.

O projeto InovC+ prevê a realização de uma série de iniciativas que decorrerão nos próximos meses, nomeadamente: ações de sensibilização, diagnósticos de inovação, desafios de I&D lançados pelas empresas, bolsas para projetos de ignição e provas de conceito e participação em mostras tecnológicas e de inovação sustentável.

O IPV é um dos parceiros nucleares do projeto, integrando este 9 instituições de Ensino Superior, 3 parques de Ciência e Tecnologia e 7 Centros de Valorização e Transferência de Tecnologia.

 

 

 

 

 

This site is registered on wpml.org as a development site. Switch to a production site key to remove this banner.