NECESSIDADES EDUCATIVAS

ESPECÍFICAS

Núcleo de Apoio à Inclusão de Estudantes com Necessidades Educativas Especificas (NAI – ENEE)

Objetivos

O Núcleo de Apoio à Inclusão de Estudantes com Necessidades Educativas Específicas (NAI-ENEE) está direcionado para as questões de equidade e inclusão de ENEE no Ensino Superior (ES).

  • Contribuir para a definição e implementação de políticas e práticas de inclusão de ENEE no IPV, em particular, na transição e apoio à autodeterminação dos estudantes.
  • Potenciar a inclusão de ENEE no IPV, através de processos de avaliação-intervenção, mormente, com a proposta de medidas de suporte à aprendizagem previstas em estatutos e regulamentos específicos.
  • Promover ações de (in)formação e sensibilização sobre diversidade e tipologia de dificuldades específicas, destinadas à comunidade académica, promovendo uma cultura de equidade e inclusão no IPV.
  • Potenciar o desenvolvimento de competências pessoais e de empregabilidade de ENEE, promovendo processos de transição profissional, em colaboração com entidades parceiras.
  • Promover, em colaboração com os serviços competentes, a acessibilidade a edifícios e sistemas de informação e de aprendizagem, bem como nos portais institucionais do IPV.
  • Criar sinergias com entidades de suporte à deficiência e incapacidade e instituições de ES, em projetos nacionais ou internacionais, que visem a investigação e o desenvolvimento de boas práticas de inclusão de ENEE.

Referenciais de Inclusão:

Estratégia Nacional para a Inclusão das Pessoas com Deficiência 2021-2025. ver mais ).
Programa Inclusão para o Conhecimento (GTAEDES, 2017). ( ver mais ).
Balcão incluiES (DGES). ( ver mais ).
Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (ONU, 2006; ratificada em Portugal, 2009).
Estratégia sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência 2021-2030 (EU). ( ver mais ).
Balcão incluiES (DGES). ( ver mais ).

Medidas

  • Avaliação e acompanhamento de ENEE nos processos de ensino e aprendizagem e de transição (avaliação psicopedagógica e elaboração de respetivos pareceres; apoio socioeducativo);
  • Elaboração de documentos orientadores e materiais específicos de apoio a ENEE;
  • Proposta de seminários sobre inclusão de ENEE e ações de (in)formação/sensibilização sobre tipologia de dificuldades e necessidades específicas;
  • Estabelecimento de protocolos de colaboração e parcerias com entidades parceiras de apoio a pessoas com deficiência e incapacidade (e.g., ações de sensibilização e formação;
  • Projetos de intervenção e investigação sobre inclusão no Ensino Superior).

Indicadores

  • Número de contributos associados à implementação de políticas e práticas de inclusão de ENEE;
  • Número de processos de avaliação-intervenção concretizados;
  • Número de seminários/ eventos científicos, ações de informação e sensibilização realizadas;
  • Número de protocolos de colaboração e parcerias estabelecidos.

Coordenadora

Sara Alexandre e Silva Felizardo (Professora Doutora)

l Núcleo de Apoio à Inclusão de Estudantes com Necessidades Educativas Especificas (NAI ‐ ENEE)

sfelizardo@esev.ipv.pt

PROJETOS DE ÍNDOLE SOCIAL

Diversidade e Inclusão no Ensino Superior/ IncluES+

Coordenadora: Sara Felizardo. Participantes: Professores do IPV Esperança Ribeiro, Emília Martins, Maria João Amante, Francisco Mendes, Rosina Fernandes, Ana Paula Cardoso, Belmiro Rego, Ana Isabel Silva, Paula Xavier, Leandra Cordeiro, Ernestina Batoca, Sandra Antunes, Susana Amante; Estudantes do IPV: estudantes do IPV com Necessidades Educativas Específicas (NEE). Parceiros: IP Leiria, Universidade de Vigo – Centro de Estudios sobre a Diversidad Funcional (Espanha), APPDA Viseu, ACAPO. Objetivos: analisar as perceções dos estudantes sobre inclusão e analisar as vivências dos alunos com NEE no contexto de Ensino Superior. Financiamento: IPV e CGD. Início a 1 de janeiro 2020. Duração: 24 meses.

Financiamento (global e para o IPV): € 29 607.54.

Incursões inclusivas na ESEV

Coordenação: AVISPT21/ESEV. Participantes: Professores do IPV Sara Felizardo, Esperança Ribeiro, Paula Xavier, técnicos da AVISPT21; Estudantes do IPV: estudantes do 2.º ano do curso de Educação Social da ESEV. Objetivos: implementar um projeto piloto de inclusão de uma jovem com incapacidade intelectual na ESEV. Financiamento: Instituto Nacional para a Reabilitação. 2019 a 2020. Duração: 12 meses. Financiamento: € 5.000,00.

Em colaboração / Parceria

Projeto GamelIN

Financiamento: Instituto Nacional para a Reabilitação. Coordenação: AVISPT21. Coordenação: AVISPT21. Participantes: Professores do IPV Esperança Ribeiro, Sara Felizardo, técnicos da AVISPT21. Parceiros: ESEV|IPV; Estudantes do IPV: estudantes dos cursos de Educação Social e Mestrado em Educação Especial. Objetivos: promover a inclusão de jovens com necessidades específicas, através da implementação de atividades inclusivas de expressão plástica e musical. 2019 a 2020.

Duração: 12 meses.

 

Fazer a diferença, não fazendo diferença

(Ref FazerDifCall4)

Financiamento: Call 4. Projetos Fora de Competição. Apoios Especiais. IPV. Investigador Responsável: Maria Cristina Peixoto Amaral Santos Rodrigues de Matos. Participantes: Professores do IPV Ana Catarina Sousa; Cármen Nóbrega; Cecília Maria Martins Agostinho Soares Pinto; Cláudia Chaves; Didiana Fernandes; Helena Maria Vala Correia; Joana Rita Silva Fialho; Maria Cristina Peixoto Amaral Santos Rodrigues de Matos; Márcio Dinis do Nascimento de Jesus; Maria José Antunes; Rui Pedro; Sara Felizardo; Steven Lopes Abrantes; Valter Nelson Noronha Alves; Técnica Superior do IPV: Ivone Cravo; Estudantes do IPV: Clara Beatriz Gonçalves Vouga; Beatriz Silva; Carolina Nabeiro; Diana Carolina Alves Baptista. Parceiros: ACERT – José Rui Martins; Centro Paula Souza – Ana Lúcia Calaça; Camila Souza; Laura Laganá; Mariane Teixeira; Marta Farrero; Sónia Charpentier; Cine Clube de Viseu – José Pedro; SurdiSol – António Jorge Rodrigues; Helena Maia; Susana Tavares; Universidade do Estado do Amazonas – Andrezza Machado; Alice Arlinda Santos Sobral; Almir de Oliveira Costa Júnior; Joab Grana Reis; Kelly Christiane Silva de Souza; Marcos Roberto dos Santos. Prestação serviços: Catarina Campos; João Brás. Objetivos: enfatizar a inclusão e equidade enquanto alicerces de práticas que respeitam a subjetividade e a diversidade de todos os estudantes com necessidades educativas específicas.

Início: 1 de maio 2021.

Duração: 12 meses. Financiamento (global e para o IPV) de 10 000 €.

www.estgv.ipv.pt/fazer-a-diferenca

 

REUNIÕES, CURSOS E FORMAÇÃO

4.º Ciclo de Seminários Temáticos em Educação Especial e Inclusiva

CONSTRUINDO CAMINHOS COM FAMÍLIAS DE CRIANÇAS COM
NECESSIDADES DE SAÚDE ESPECIAIS

Formato Online

21 de maio
10h00
PROGRAMA
10:00h – 10:30h – Sessão de abertura
Sara Felizardo – Coordenadora do Mestrado de Educação Especial
10:30h – 11:30h – Indicadores de Sucesso na Intervenção Precoce na Infância: Algumas Evidências
Ana Paula Pereira – Departamento de Psicologia da Educação e Educação Especial da Universidade do Minho
Moderação: Paula Cruz
11:30h – Debate – Espaço para questões
11:45h – 12:45h – Passo a passo … lado a lado – A importância da articulação e parceria / Profissionais-família no percurso de desenvolvimento e inclusão, desde as mais tenras idades
Teresa – Departamento de Educação Especial e Reabilitação da Faculdade Motricidade Humana- Universidade Técnica de Lisboa
Moderação: Elisabete Sousa
12:45h – Debate – Espaço para questões
13:00h – Encerramento

Data: 21 maio 2022.

www.esev.ipv.pt/caminhos/

Sessão de esclarecimento sobre emprego protegido

Promovida pelo IPV e Instituto do Emprego e Formação Profissional IEFP).

Objetivo: dotar a instituição de informação orientadora de diplomados com deficiência e incapacidade e capacidade de trabalho reduzida para estruturas produtivas específicas dos setores primário, secundário ou terciário, denominadas Centros de Emprego Protegido (CEP), dotando o IPV de melhores competências na orientação destes estudantes, colmatando a lacuna de conhecimento e potencialidade de orientação existente.

Oradoras: Dr.ª Rosa Silva, Técnica do IEFP e Dra. Cláudia Romano Técnica Superior do IPV.

Data: 12 novembro 2021.

Ciclo de Seminários Comunidade Surda e o Ensino Bilíngue

Comissão Organizadora: Cecília Maria Martins Agostinho Soares Pinto; Joana Rita Silva Fialho; Maria Cristina Peixoto Amaral Santos Rodrigues de Matos; Márcio Dinis do Nascimento de Jesus; Parceiro: SurdiSol – António Jorge Rodrigues; Helena Maia; Susana Tavares; Dinamizadores: Catarina Campos; Susana Tavares;

Objetivos: sensibilização da comunidade IPV para a temática da surdez no ensino superior. Periodicidade: semestral. Público-alvo: Comunidade Académica;

Duração: 2 horas. 1ª edição: 22 de fevereiro de 2018; 6ªedição

Data: 28 de setembro de 2021.

II Seminário sobre Inclusão no Ensino Superior

Diálogos sobre Diversidade no Ensino Superior.

Estudantes com Necessidades Educativas Específicas.

Estudantes e ex-estudantes com NEE.

Data: 21 de junho de 2021

3.º Ciclo de Seminários temáticos na área da inclusão

… no âmbito do Mestrado em Educação Especial, Domínio Cognitivo e Motor, com o envolvimento de professores e estudantes do 2.º ano: “Educação Inclusiva: o Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho e o Desenho Universal para a Aprendizagem”. 13 fevereiro 2021; Transição para a Vida Adulta de Jovens com Incapacidade. 29 maio 2021;

Perspetivas culturais sobre educação inclusiva: entre o Pará (Brasil) e a Finlândia. 17 abril 2021; O planeamento centrado na pessoa com incapacidade.

Data: 27 março 2021.

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