Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the dica-divi-carousel domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/qaportal/wp-includes/functions.php on line 6131
viver-na-cidade – IPV

Cidade

Viver em Viseu

Viseu é uma cidade onde podes viver e, ao mesmo tempo, sentir cada pedaço da sua essência. Rodeada por montanhas e em constante evolução, é um lugar com imenso potencial de crescimento, não só como uma grande cidade, mas também como uma referência de qualidade de vida. Situada na região da Beira Alta, muitos conhecem-na como a terra do Dão e Lafões, um local com um património natural e histórico único.

Viseu é natureza, com vastas zonas de planalto e rios que serpenteiam a cidade e os seus arredores, como o Dão, Mondego, Vouga e Paiva, proporcionando paisagens deslumbrantes e momentos de tranquilidade.

Área do Concelho: 507,2 km², distribuídos por 25 freguesias.

Clima: Viseu caracteriza-se por uma temperatura máxima média de 28,4ºC, uma mínima média de 2,1ºC, com um nível de pluviosidade médio anual de 1230mm³ e uma temperatura média anual de 13ºC. A cidade tem vários microclimas, sendo que, normalmente, os invernos são frios e chuvosos e os verões são quentes e secos. No entanto, entre fevereiro e março, é possível desfrutar de dias quentes e soalheiros, oferecendo uma experiência única durante todo o ano.

Habitantes: com uma densidade populacional de 201,1 habitantes por km² (dados de 2023-INE), Viseu mantém uma identidade acolhedora e um ambiente onde todos podem sentir-se em casa.

Viver em Lamego

Lamego, situada na margem sul do majestoso rio Douro, é uma cidade rica em história, com uma grande quantidade de monumentos, igrejas e casas brasonadas que refletem a sua herança cultural e arquitetónica. Conhecida pela sua importância no setor vitivinícola, Lamego é um dos principais polos desta região vinícola, sendo uma fonte de riqueza que atravessa gerações. A cidade é, ao mesmo tempo, um lugar de tradições e de inovação, aberta a novas atividades e que certamente saberá reconhecer o teu valor, oferecendo-te um ambiente acolhedor e estimulante. Lamego é uma cidade milenar, que desde os seus primeiros tempos tem sido um ponto de encontro de diversas gentes.

Localização: O município de Lamego é limitado a norte pelos municípios de Mesão Frio e Peso da Régua, a leste por Armamar, a sudeste por Tarouca, a sudoeste por Castro Daire e a oeste por Resende.

Área do Concelho: 165,39 km²

Clima: A região do Douro, na qual se integra a cidade de Lamego, caracteriza-se por ter invernos muito frios e rigorosos e verões bastante quentes e secos. As temperaturas médias anuais variam entre os 11,8 e os 16,5ºC. A precipitação é muito variável ao longo do ano, apresentando os seus valores mais elevados nos meses de Dezembro e Janeiro (entre 50,6 mm e 204,3 mm) e mais baixos em julho ou agosto (entre 6,9 mm e 16,2 mm).

Habitantes: A densidade populacional é de 145,9 habitantes por km² (dados de 2023 – INE). Lamego é uma cidade de contrastes, onde o passado se encontra com o presente ele é o lugar ideal para viver, aprender e crescer.

This site is registered on wpml.org as a development site. Switch to a production site key to remove this banner.